quarta-feira, 6 de maio de 2009

A ESCOLA

Primeiramente vamos definir o que é “escola” para que não haja dúvidas. Esse termo significa uma doutrina ou sistema filosófico de um criador. Também significa conhecimento,aprendizado, saber. Faço parte do corpo mediúnico da Tenda Espirita Mirim, Rio de Janeiro, que segue a escola do seu idealizador e fundador , Caboclo Mirim. Esse mestre e filósofo criou,dentro da doutrina e disciplina, uma nomeclatura onde são usados graus,dados de acordo com a evolução de cada médium. Segue um quadro demonstrando cada grau com sua sigla e significado.
7º Grau - CCT - (Comandante Chefe de Terreiro)
6º Grau - SCCT – (Sub Comandante Chefe de Terreiro)
5º Grau - CT – (Chefe de Terreiro)
4º Grau - SCT – (Sub Chefe de Terreiro)
3º Grau - T – (Terreiro)
2º Grau - B (Banco)
1º Grau - I (Iniciante)
Abaixo colocamos o nome,em Tupy, de cada Grau em ordem decrescente.
7º Grau - Morubixaba - palavra de origem Tupy que corresponde à "Chefe das Tribos Indígenas Brasileiras".
6º Grau - Abaréguassú – palavra de origem Tupy que significa "Homem mais elevado – Bispo". 5º Grau – Abaré - palavra de origem Tupy que significa "Missionário - Homem de Cristo - Homem Diferente - Um Padre".
4º Grau - Abarémirim – palavra de origem Tupy que significa "Sacerdote Menor".
3º Grau – Bojáguassú – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito de nível considerável, nível maior".
2º Grau – Bojá – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito, servo de nível médio". 1º Grau - Bojámirim – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito, neófito, iniciante. Vemos que existe uma terminologia para a graduação do médium,pois o grau é dado ao médium e nunca para a entidade,e uma terminologia para identificar a entidade que atua no médium, portanto quando um médium CCT estiver incorporado com seu Guia deverá ser tratado como Morubixába de Umbanda. Quando esse médium não estiver incorporado será tratado como Comandante Chefe de Terreiro(CCT) e assim sucessivamente para todos os demais graus.Falarei mais tarde sobre outros elementos da Liturgia e Doutrina da TEM.
Deixe o seu comentário.
Aluizio Veras

7 comentários:

  1. Muito boa iniciativa Aluizio, sua Escola é uma das mais conhecida no Movimento Umbandista e possui peculiaridades muito interessantes e com certeza muito profundas. Continui nos informando sobre ela. Saravá fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Salve Michel:

    Obrigado por postar e por seu comentário. Continuarei a postra mensagens referente a obra de caboclo Mirim.

    Saravá fraterno

    ResponderExcluir
  3. Desculpe o erro: quero dizer "postar mensagens referente a obra de Caboclo Mirim"

    ResponderExcluir
  4. Senhor Aluizio. Poderia me explanar como acontecem as escalas de grau para graua nessa escola do Caboclo Mirim? Quanto tempo demora para passar de um grau para o outro? Que ensinamento (cuurriculum doutrinário) é dado de um grau para o outro? Sempre quiz saber mas ninguem nunca respondeu. Agradeçio a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tudo é relativo para a espiritualidade não existe tempo na hora certa de acordo com sua entrega e sua evolução vc sobe de grau ,tenha calma, tudo a seu tempo

      Excluir
  5. A TEM distanciou-se da escola mirim após o falecimento do sr. Benjamin, lamentavel.

    ResponderExcluir

Deixe o eu comentário.