quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Música e a Umbanda

Sou músico,por natureza e formação, e o maior desejo de todos os músicos é poder expressar a sua arte sem limitações, porém em muitas ocasiões é praticamente impossível. Um dos melhores caminhos para essa realização é a música instrumental pois nessa modalidade temos de expor uma melodia e depois improvisar sobre a harmonia dada. Tudo isso sem que ninguém diga uma palavra pois a expressão máxima,nesse caso, é o instrumento musical(piano,baixo,sax,etc) ou seja, é nesse momento que o intérprete(músico) pode dar vazão a tudo que ele sente e que aprendeu ao longo dos anos, através da prática, do estudo sistematizado e da emoção equilibrada. Mas ainda há outro fator num grupo musical: a sintonia e a harmonia(nos dois sentidos). Quando há sintonia de todos os envolvidos, a música transforma o ambiente criando uma atmosfera de paz e energia, elevando o espírito dos músicos e da platéia. A soma da força espiritual resultante da soma dessas energias: físicas,mentais e emocionais é o que conhecemos como “egrégora”. Os irmãos perceberam como a Umbanda esta presente nesse relato? Vejamos: expressar-se livremente,aprendizado e estudo ao longo dos anos,emoção equilibrada,sintonia de todos,vibração,paz,energia,elevação do espírito,egrégora;por esse motivo fiz essa analogia pois em dado momento a essência da Umbanda praticada no terreiro e da música praticada no palco é a mesma , são momentos de pura magia e elevação.

A ESCOLA

Primeiramente vamos definir o que é “escola” para que não haja dúvidas. Esse termo significa uma doutrina ou sistema filosófico de um criador. Também significa conhecimento,aprendizado, saber. Faço parte do corpo mediúnico da Tenda Espirita Mirim, Rio de Janeiro, que segue a escola do seu idealizador e fundador , Caboclo Mirim. Esse mestre e filósofo criou,dentro da doutrina e disciplina, uma nomeclatura onde são usados graus,dados de acordo com a evolução de cada médium. Segue um quadro demonstrando cada grau com sua sigla e significado.
7º Grau - CCT - (Comandante Chefe de Terreiro)
6º Grau - SCCT – (Sub Comandante Chefe de Terreiro)
5º Grau - CT – (Chefe de Terreiro)
4º Grau - SCT – (Sub Chefe de Terreiro)
3º Grau - T – (Terreiro)
2º Grau - B (Banco)
1º Grau - I (Iniciante)
Abaixo colocamos o nome,em Tupy, de cada Grau em ordem decrescente.
7º Grau - Morubixaba - palavra de origem Tupy que corresponde à "Chefe das Tribos Indígenas Brasileiras".
6º Grau - Abaréguassú – palavra de origem Tupy que significa "Homem mais elevado – Bispo". 5º Grau – Abaré - palavra de origem Tupy que significa "Missionário - Homem de Cristo - Homem Diferente - Um Padre".
4º Grau - Abarémirim – palavra de origem Tupy que significa "Sacerdote Menor".
3º Grau – Bojáguassú – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito de nível considerável, nível maior".
2º Grau – Bojá – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito, servo de nível médio". 1º Grau - Bojámirim – palavra de origem Tupy que significa "discípulo, súdito, neófito, iniciante. Vemos que existe uma terminologia para a graduação do médium,pois o grau é dado ao médium e nunca para a entidade,e uma terminologia para identificar a entidade que atua no médium, portanto quando um médium CCT estiver incorporado com seu Guia deverá ser tratado como Morubixába de Umbanda. Quando esse médium não estiver incorporado será tratado como Comandante Chefe de Terreiro(CCT) e assim sucessivamente para todos os demais graus.Falarei mais tarde sobre outros elementos da Liturgia e Doutrina da TEM.
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Aluizio Veras

Umbanda

Salve:
A Umbanda,uma religião milenar, que foi anunciada em terra pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas há 100 anos, veio para nos ensinar, por intermédio dos seus guias,protetores e mentores, a nos tornarmos seres humanos melhores, mais evoluídos. Veio para moldar o caráter de todos espalhando a semente do respeito,da benevolência, da fraternidade, do amor, da caridade, semente essa que já esta germinado por todos os lugares onde foi plantada. Tenho como uma questão muito importante dentro da religião a preocupação da formação do médium , lembrando que ninguém adquire essa condição de uma hora para outra pois a mediunidade vem com o médium quando esse reencarna . Acredito que uma base sólida, com ensinamentos,entendimento e equilíbrio formará indivíduos de caráter positivo ou seja, indivíduos de conduta e concepção moral elevada tornando-os,se for o caso,dirigentes equilibrados e conscientes de suas responsabilidades ,que vão ensinar esses mesmos valores para todos os filhos da casa que aprenderão e darão continuidade ao legado. A Umbanda não julga, assim não toma conhecimento da rebeldia de qualquer filho mas estende a sua mão amiga para que o filho não caia quando escorregar.
Saravá Umbanda
Aluizio Veras

O Que é Karma

Karma ou carma, tanto faz, é princípio ou Lei Cósmica máxima que abrange todas as outras leis e consiste nos princípios multidimensionais, temporais e atemporais de ação e reação. É princípio motivador da evolução das consciências aplicando o método "dor corretiva ou recompensa". Se aplica em todos os lugares (espaço), todos os tempos (temporalidade) e todas as dimensões (multidimensionalidade). É método autoregulador, motivado e registrado pelas próprias consciências que o veiculam em seus registros akáshicos ou memória integral ou memória consciencial. Temos uma memória que não é física e não depende do cérebro ou neurônios, embora necessite destes para se manifestar nesta dimensão densa, mas mesmo despido do corpo de carne a possuímos em qualquer dimensão que nos despontarmos. Esta memória tem o registro de todas nossas vivências em todas épocas e dimensões e tem e faz parte do registro do Todo ou memória do Cosmos ou até mesmo se preferir memória de Deus. Ela conhece todos os princípios e leis cósmicas e universais e sabe o que é certo ou errado e onde e quando acertamos ou erramos e quanto "devemos" para quitar em forma de aprendizado prático, sadio, corretor e consciencialmente didático. Quem melhor para nos "anotar" que nossa própria consciência? Os erros e desvios e prejuízos espúrios ou acidentais a outros seres em qualquer reino (mineral, vegetal e animal) estão de forma justa, perfeita e ponderada levando-se em consideração todas as variáveis intervenientes entre os atenuantes e agravantes indescritíveis a um ser humano comum como "Juiz Cósmico". Tenho e temos que ter cuidado com a interpretação indevida de: "Juiz Cósmico", "anotar" e "devemos" entre outras. Não há vingança, não há o que temer, não há julgamento e não há maldade. As leis são automáticas e autoreguladoras, e o princípio é impessoal, justo, perfeito e sem emocionalismos desequilibrados. É uma das coisas mais complexas e avançadas de se interpretar em nosso nível evolutivo, mas funciona e já podemos até com certa facilidade abordar o básico: todo mal aplicado voltará em sentido contrário assim como todo o bem. É um princípio meramente matemático. Incentivamos o arrependimento e a vontade profunda, sincera, cirúrgica e viceral de melhorar-se e retificar o erro, sem alimentar autopunições e incentivo de consciência de culpa, algo totalmente patológico, negativo e anti-produtivo. Dalton Campos Roque autor do livro O Karma e suas Leis