terça-feira, 2 de junho de 2009

ANIMISMO E MISTIFICAÇÃO

Acho oportuno comentar sobre a diferença existente entre animismo e mistificação. Animismo significa o que é próprio da alma e considera a alma,simultaneamente, princípio de vida orgânica e psíquica. Se tem como causa o espirito desencarnado o fenômeno é denominado Espiritual ou Mediúnico mas se o espirito é o próprio encarnado ,chama-se Anímico. Tanto na Umbanda,onde trabalhamos com entidades que usam roupagem fluídica de Caboclos,Pretos Velhos,Exus e tantos outros, como no Kardecismo ou em qualquer religião que se valha da incorporação se justifica o emprego do animismo pois o espirito(alma) do médium é parte integrante dessa modalidade. O que se discute é o quanto o médium interfere durante o transe mediúnico pois quanto maior a interferência mais animismo esta sendo praticado o que, no meu entender, é inceitável. Penso que devemos deixar a entidade que nos assiste atuar de forma total e para isso o médium deve se preparar para se "entregar de corpo e alma" aos trabalhos mediúnicos. A credibilidade daquele que incorpora Caboclo,Preto velho e outras entidades ou seja, o médium é de fundamental importância na hora de uma consulta.
Mistificar significa enganar portanto a mistificação, nas religiões que trabalham com o transe mediúnico(incorporação) significa logro total ou seja, o médium finge estar incorporado quando na verdade não existe nenhuma entidade atuando, o que é inconcebível.
O que se espera é a conscientização de todos para que se trabalhe sério dentro dos terreiros tendas ,choupanas pois nos será,com certeza, cobrado pelo Astral Superior quando do nosso desencarne.

3 comentários:

  1. Olá Aluizio,

    Excelente post. Este tema é inesgotável e como você bem defendeu também creio que o melhor caminho seja a conscientização de nós, meros instrumentos.

    Abraços

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Salve Luciana:

    Faço minha suas palavras minha irmã.

    Saravá fraterno.

    ResponderExcluir
  3. e qnd um medium finge estar incorporado, como ele "concerta este erro?"

    ResponderExcluir

Deixe o eu comentário.